Schneider | Martins Arquitetura

Entenda à todas as etapas do projeto arquitetônico

Por SM Arquitetura
26/11/2019

Um dos segredos para o sucesso de qualquer obra é o projeto arquitetônico. Ele contém todas as definições técnicas do que será executado e, portanto, define qual será o produto obtido após a conclusão das obras. Para ser eficiente com o projeto de arquitetura, é preciso estar atento a cada uma das suas etapas, definir claramente os inputs e outputs, estabelecer prazos e definir os resultados esperados. Entender a lógica do seu funcionamento e contar com o acompanhamento profissional em todo o ciclo do negócio evita erros e aumenta as chances de tudo sair conforme planejado. Para compreender melhor essa questão, veja quais são as etapas do projeto arquitetônico e descubra qual é a importância de cada passo!

As etapas do projeto

Assim como o próprio empreendimento imobiliário, o projeto arquitetônico também é subdividido em etapas. Recentemente, inclusive, projetos de arquitetura tem se dividido em subdisciplinas e executado por profissionais a cada dia mais especializados: como projetos de fachadas, projetos de esquadrias, entre outros.

O projeto arquitetônico é quem vai determinar os parâmetros básicos para todas as demais disciplinas, logo, ele tem influência em todos os pontos da construção. É relevante que, quando você for contratar um profissional, ele seja não apenas o autor do projeto de arquitetura mas o coordenador de projetos, caso você não disponha desse profissional. Cada tomada de decisão na fase de elaboração de projetos é relevante e com alto impacto nos custos de todo o negócio. Essas tomadas de decisão são importantes e precisam estar alinhadas com a respectiva etapa do projeto, para que não haja retrabalho ou execução de projetos sem as informações mínimas necessárias à sua execução.

Estudo preliminar

Em geral, escritórios de arquitetura tem estruturado sua primeira visão do projeto de arquitetura na fase de estudo preliminar. Há uma fase longa de diálogo entre todos intervenientes e obtenção de informações (inputs) para o desenvolvimento de um estudo preliminar eficiente. Observe atentamente se o escopo de estudo preliminar que você contratou inclui desenhos técnicos, perspectivas eletrônicas e simulações, quadros de áreas e análises de eficiência, por exemplo.

Anteprojeto

Uma vez validado pelos contratantes o “Estudo Preliminar”, o processo de projeto evolui para o Anteprojeto. No anteprojeto é importante já ter a definição de todos os “stakeholders” que atuarão colaborativamente no ciclo de projeto / planejamento para obra. Essa fase traz as conclusões obtidas na etapa anterior e inclui informações de elétrica, hidráulica, estrutura, e dos demais sistemas que compõem a edificação.

Projeto legal

Como o nome indica, o projeto legal é a etapa de projeto direcionada para a legalização dos projetos da construção junto aos órgãos públicos.

A fase de projeto legal tem se tornado crescentemente mais complexa no Brasil, em consequência dos novos planos diretores municipais, instituídos após estatuto das cidades. Com uma legislação mais complexa, restritiva e multidisciplinar, os processos de análise tem se tornando mais complexos.

Esta etapa do projeto oferece uma visão geral do empreendimento imobiliário e das adequações à legislação urbanística e edilícia existente, como a área construída, as estruturas e os componentes estruturais, as vedações, os revestimentos, os recuos e afastamentos, as alturas e numero de pavimentos.

Em havendo limitações ambientais, o projeto de arquitetura deve preve-las se se adequar as mesmas. O projeto funciona, então, como um compromisso de que tudo será feito em respeito às legislações urbanisticas e ambientais.

Projeto executivo

Para encerrar o ciclo de planejamento para obra é criado o projeto executivo. Ele só é elaborado quando todas as outras etapas já foram executadas e aprovadas e funciona como uma “consolidação” desses elementos, incluindo a compatibilização dos projetos, os projetos de engenharia, entre outros. Além de apresentar as plantas, os cortes, fachadas e especificações, é nele em que consta o detalhamento de projeto, um conjunto de especificações pormenorizados a serem utilizados no planejamento, orçamentos, e execução propriamente.

A relevância de um projeto arquitetônico detalhado

Como foi possível perceber, a etapa executiva de um projeto do tipo é repleta de informações. Além de todas essas apresentadas, o ideal é que conte com um memorial descritivo, onde estão expostos os materiais necessários para cada momento e ambiente da obra.

Mais que apenas estabelecer produtos tradicionais e estruturais, ele também define quais são os revestimentos e tudo o que será aplicado na construção.

Na execução, não há problemas ou atrasos por causa das escolhas. Além disso, é possível garantir um aspecto valorizado e pensado por um profissional. Não menos destacável, favorece a regulamentação do edifício, afinal de contas, muitas áreas precisam apresentar componentes específicos e a seleção de materiais.

O processo de detalhamento do projeto

Entender cada passo do projeto arquitetônico aumenta o controle, alinha as expectativas e conduz os melhores resultados. Após compreender a relevância e conhecer cada etapa, é essencial descobrir como obter um projeto detalhado, pois, ele servirá como um mapa para a execução, e por isso, merece o cuidado certo. Para realizá-lo, o ideal é ter o suporte de especialistas responsáveis pela entrega completa desse plano.

A contratação de um escritório com esse foco dá origem a um projeto executivo com memorial descritivo reforçado. Para alinhar as escolhas, além de estabelecer o orçamento, convém apresentar expectativas e preferências. Ao final, é possível ter um projeto completo e robusto, alinhado com as expectativas dos clientes.

Entender todo o projeto arquitetônico melhora a tomada de decisão e permite que tudo saia conforme o esperado. Com o acompanhamento de especialistas no assunto, fica mais fácil garantir o sucesso do empreendimento, do começo ao fim.

Para ter o apoio necessário, entre em contato conosco da Schneider Martins Arquitetura e descubra como podemos ajudar!

Você também pode gostar de ler

Construção Civil

Como evitar riscos na Construção Civil

O início de um novo ciclo econômico positivo na construção civil está bastante claro ao mercado, seja pela volta do […]

Escrito por SM Arquitetura | 22/11/2019

Arquitetura

Como escolher o escritório de arquitetura ideal?

Escolher um escritório de arquitetura para projetos de edificações de médio e grande porte exige avaliar uma série de requisitos, […]

Escrito por SM Arquitetura | 16/12/2019

Ebook

Fachadas Modernas. Novas Soluções para o Mercado Imobiliário

 

Escrito por SM Arquitetura | 22/11/2019