Schneider | Martins Arquitetura

Como escolher o escritório de arquitetura ideal?

Por SM Arquitetura
16/12/2019

Escolher um escritório de arquitetura para projetos de edificações de médio e grande porte exige avaliar uma série de requisitos, por vezes bastante técnicos e específicos. O mercado de trabalho brasileiro está mudando e a profissionalização dos escritórios de arquitetura é fenômeno recente, com as empresas deixando de ser ateliês bastante artísticos e adotando visões empresariais sofisticadas. Além do porte da empresa, há outros aspectos a serem considerados, como o escopo de trabalho que o escritório está oferecendo, qual estrutura a empresa dispõe para a prestação de serviços, qual modelo jurídico e regime tributário do mesmo e qual a imagem da empresa no mercado em que se insere, seja pela “grife” que ela vende ou pelo histórico e portfolio propriamente.

Santa Catarina tem-se um ambiente muito favorável para negócios imobiliários, uma pesquisa revelou que o estado tem 03 municípios no guia 2020 das 13 melhores cidades para se viver no Brasil:  Florianópolis, Balneário Camboriú e Brusque. No entanto, torna-se competitivo, onde investimentos são feitos em grandes números e o nível de especialização profissional é elevado. Tem-se que a definição do escritório de arquitetura como peça primordial ao sucesso dos empreendimentos imobiliários.

Em resumo, para definir o melhor escritório de arquitetura para lhe prestar serviços e desenvolver o seu projeto, observe aspectos como os que estarão listados a seguir:

 

1. Como é realizado o projeto?

Procure investigar o escopo de trabalho do escritório de arquitetura que escolher e que está sendo avaliado, há uma ampla gama de escopos diferentes no mercado – profissionais que desenvolvem projetos mais ou menos completos e detalhados, em maior ou menor número de etapas. Empresas que desenvolvem seus projetos em BIM, apresentam seus projetos incluindo modelos e simulações tridimensionais, que acompanham os processos de aprovação ou desenvolvem a interface com as engenharias (compatibilização) e com as equipes de marketing e vendas estão lhe ofertando um “pacote” mais completo de prestação de serviços. Se esses itens não constam no escopo, considere que haverá custos adicionais com a contratação posterior de profissionais para o desenvolvimento dessas atividades.

 

2. Verifique o uso de tecnologia

A arquitetura sempre andou de mãos dadas com a tecnologia, que é utilizada para agilizar processos e deixá-los mais precisos. A inovação é essencial desde o momento da concepção da ideia do projeto até o planejamento e execução da obra propriamente,  com o uso de softwares de desenhos técnicos, modelagens e simulações tridimensionais, por exemplo.

Projetos desenvolvidos por meio de modelos computacionais avançados são mais precisos e confiáveis, e esse quesito fará toda diferença no decorrer da obra. Essas ferramentas tecnológicas são excelentes para evitar erros de compatibilização e otimizam muitos processos, com ganhos importantes em prazos e custos – decorrentes de eventuais retrabalhos.

Observar a relação do escritório de arquitetura com as tecnologias avançadas é de extrema importância e pode ser decisivo para o escolher. Não esqueça de verificar se o escritório prestador de serviços faz uso de softwares regulares e legalizados na prestação dos serviços – dado o elevado grau de informalidade no mercado.

 

3. Considere o estudo de viabilidade do empreendimento

Uma vez escolhido o escritório de arquitetura, é iniciado a realização de estudos de viabilidade dos empreendimentos. Esse estudo considera fatores como localização, o uso e porte, as condições comerciais e técnicas, a legislação urbana e ambiental. É fundamental observar as experiências pretéritas do escritório de arquitetura, pois o conhecimento técnico é fundamental para a realização de um estudo de viabilidade consistente.

Com os dados em mãos, os resultados obtidos serão decisivos para as tomadas de decisão de aquisição da área, captação de investidores, entre outros.

 

4. Ao escolhe o escritório de arquitetura, conheça seu portfólio

Geralmente, o portfólio é um dos primeiros elementos a serem procurados para se conhecer melhor o trabalho de uma empresa. A análise dos projetos já realizados é fundamental para entender como funciona o escritório de arquitetura, a metodologia e os conceitos que serão adotados em futuro projeto.

Buscar por informações dos projetos prontos, bem como imagens da execução das obras, dará um panorama geral de como a empresa trabalha e os resultados desse trabalho. Observe: muitas empresas de arquitetura desenvolvem excelentes simulações de seus projetos mas essa qualidade não se reflete nas obras concluídas: é importante avaliar as condições técnicas da empresa para o desenvolvimento da compatibilização de projetos, do projeto executivo, do detalhamento de projetos e mesmo de eventual acompanhamento da execução por profissionais do escritório contratado.

Além de conferir o portfólio e seus detalhes, discuti-lo com os responsáveis por tais projetos ajuda a extrair mais informações sobre eles, incluindo os prazos, as dificuldades de cada etapa do processo, entre outros. Para escolher com maior garantia sobre a qualidade e prazos de entrega, questione o escritório de arquitetura, sobre qual o fluxo de trabalho planejado na sua contratação, esse é um ótimo indicativo do quanto a empresa detém de controle de qualidade sobre seus processos internos.

 

5. Observe quem seus concorrentes estão contratando; Entre em contato com pessoas que possam lhe fazer indicações

O contato com pessoas que já conhecem os serviços do escritório ou que já o contrataram tem grande valor, mas se isso não for possível, há diversas outras maneiras de conhecer a reputação da empresa. As indicações são sempre bem-vindas, podendo ser de pessoas próximas e até mesmo desconhecidos, como muitas vezes ocorre na internet. Fazer uma pesquisa rápida no “google” com o nome da empresa é um jeito simples e rápido de aferir a credibilidade dela no mercado e investigar eventuais insucessos.

Visitar o site, conferir as redes sociais e avaliações da empresa na internet dize muito sobre sua reputação. Aproveitar e conversar com quem já fez seu empreendimento com a empresa é um dos mais importantes sinalizadores para a escolha.

 

6. Saiba os diferenciais de cada cliente

Cada local tem suas especificidades, sejam as normas municipais, questões comerciais de produto ou mesmo o clima, meio ambiente e outros aspectos que devem ser levados em consideração no desenvolvimento do projeto. Ao mesmo tempo, levar um produto inovador à sua cidade pode ser relevante no sucesso do seu empreendimento.

A verdade é que o empreendimento deve estar alinhado às especificidades de cada cidade, pensando nas necessidades dos clientes para que sejam encaixadas ao contexto local. Cidades litorâneas, como Florianópolis ou Balneário Camboriú, têm demandas específicas e diferentes de cidades como Blumenau ou Chapecó, por exemplo.

 

Em resumo, uma boa alternativa é fazer uma lista de algumas exigências que são essenciais para a contratação do escritório. Assim, basta fazer o check-list dos itens a analisar para se aproximar realmente das melhores opções. Pra gente, como falamos nesse artigo, os pontos principais são:

 

  1. Qual o escopo de trabalho que o escritório inclui na sua prestação de serviços?
  2. O escritório conta com métodos inovadores de desenvolvimento de projetos?
  3. O escritório realizou estudos de viabilidade consistentes e que consideram a realidade local?
  4. A empresa possui trabalhos anteriores com resultado expressivo, na linha do que estou buscando?
  5. Há boas indicações sobre a empresa?

 

Caso esses itens sejam bem respondidos, o primeiro passo para uma contratação segura está encaminhado. Se você está considerando a contratação de um escritório de arquitetura para seu empreendimento em Santa Catarina, entre em contato conosco!

Você também pode gostar de ler

Ebook

Empreendimentos Imobiliários. 05 Dicas de como Obter sucesso !

Os empreendimentos imobiliários apresentam boas taxas de retorno sobre o investimento. Mas você sabe como garantir esse tão sonhado retorno? […]

Escrito por SM Arquitetura | 25/11/2019

Arquitetura

Entenda à todas as etapas do projeto arquitetônico

Um dos segredos para o sucesso de qualquer obra é o projeto arquitetônico. Ele contém todas as definições técnicas do […]

Escrito por SM Arquitetura | 26/11/2019

Tecnologia

Vidro pintado temperável LACOBEL T

Uso: Externo e interno. Aplicações: Fachadas, janelas, portas, mobiliário e revestimento interno. Características: O vidro pintado LACOBEL T® é a […]

Escrito por SM Arquitetura | 08/11/2019